Orientações para Coleta

De modo geral, recomendamos jejum de 8 horas para a maioria dos exames , mas se o seu médico solicitou exame de colesterol, o jejum recomendado é de 12 horas.

Listamos alguns exames abaixo, se houver dúvidas sobre estes ou outros exames, por favor entre em contato com o laboratório.

É permitido ingerir uma pequena quantidade de água (somente), isto não compromete os resultados da maioria dos exames.

Ingerir bebidas alcoólicas (até 3 dias antes) e fumar podem alterar os resultados de alguns exames.

Recomendamos ainda que, na véspera da coleta, o paciente não faça exercício físico vigoroso.

• Ácido úrico – Jejum de 8 horas
  • Aslo ou Antiestreptolisina “O” – Jejum de 8 horas.
  • Antígeno Prostático Específico ou PSA – PSA total e/ou livre: Jejum de 4 horas. IMPORTANTE: Se o paciente realizou toque retal, ultrassom, colonoscopia, biópsia de próstata é recomendável aguardar 1 mês para a coleta sanguínea e para tanto ainda se recomenda: não ejacular por pelo menos 3 dias antes da coleta, não andar de bicicleta (ergométrica ou não), não andar de moto e montar a cavalo, ou seja é importante que a área da próstata esteja preservada e livre de intercorrências que possam causar qualquer inflamação.
  • BHCG ou exame de gravidez – Não é necessário jejum
  • Colesterol Total e frações (HDL, LDL, VLDL, triglicérides) ou lipidograma – Jejum de 12 horas para coleta de sangue.
  • Creatinina – Jejum de 8 horas.
  • Fator reumatóide ou látex FR – Jejum de 8 horas.
  • Fezes, parasitológico de fezes ou PPF:colher em frasco fornecido pelo laboratório ou  comprado em farmácia.
    Colocar as fezes no pote sem misturar com a urina.
    Identificar o frasco com o nome do cliente e encaminhar ao laboratório em seguida.
  • Mais de uma amostra: PPF 3 AMOSTRAS, Recomenda-se um intervalo entre uma amostra e outra, pode ser em dias alternados: dia sim, dia não.
  • Exame de urina ou rotina de urina, Urina tipo 1: Lavar mãos e região genital com água e sabão, desprezar o primeiro jato de urina, coletar o “jato médio” num pote de coleta e encaminhar para o laboratório.
  • Urina para cultura : Recomenda-se a coleta no laboratório
  • Urina de 24 horas: Pela manhã, desprezar a primeira urina do dia, anotar o horário a partir daí coletar todo o conteúdo das micções e guardar em recipiente ( que pode ser retirado no laboratório) até a primeira micção do dia seguinte (inclusive), no mesmo horário do início da coleta, completando um ciclo de 24 horas, entregar a coleta total ao laboratório.
  • Glicose ou glicemia de jejum – Fazer um jejum de 8  horas. Se o médico solicitar CURVA GLICÊMICA recomenda-se o jejum e no laboratório o paciente permanecerá um período maior, pois serão feitas mais do que uma coleta, conforme a solicitação do tipo de curva prescrita, portanto o paciente deve reservar algumas horas da manhã para a coletea
  • Grupo sanguíneo e Rh – Tipagem sanguínea – Não é necessário jejum.
  • Hemograma – Não é necessário jejum.
  • Hepatites, sorologia – Jejum de 8 horas
  • HIV – Jejum de 8 horas
  • IgE e/ou Rasts para alérgenos – Jejum de 8 horas
  • Micológico ou pesquisa de fungos: Não utilizar medicação ou creme na região afetada. Se for unha, deixar um pouco comprida, pois haverá corte para coleta da mesma
  • Proteína “C” reativa ou PCR – Jejum de 8 horas.
  • Sorologias (várias ) – Jejum de 8 horas
  • TGO e TGP ou Transaminases – Jejum de 8 horas .
  • Triglicérides ou triglicerídeos – Jejum de 12 horas e não fazer uso de bebidas alcoólicas nos 3 dias anteriores à coleta .
  • TSH, T3, T4 – Jejum de 8 horas.
  • Uréia – Jejum de 8 horas para coleta do sangue.
  • VDRL – Jejum de 8 horas.

COLETAS FEMININAS

Citologia oncótica (Papanicolau):

• A paciente não pode estar menstruada;
  • Não pode estar usando creme, pomada ou óvulo vaginal;
  • Manter abstinência sexual por pelo menos 3 dias

Pesquisa de Streptococcus para gestantes:
Não tomar banho por pelo menos 12 horas antes da coleta. Recomenda-se ainda abstinência sexual de 3 dias

Cultura de secreção vaginal e/ou bacterioscópico:
Não estar usando medicação intra vaginal, não tomar banho por pelo menos 8 horas antes da coleta.